segunda-feira, 22 de junho de 2009

Indieca: El Radio, Chris Garneau


Faz tempo que não me empolgava tanto com um disco ou banda, mas nesse fim de semana baixei o recém-vazado El Radio, do cantor e compositor americano Chris Garneau, e gostei tanto que resolvi procurar mais detalhes do moço. Descobri que algumas músicas dele já foram usadas nas séries Grey’s Anatomy e Private Practice e ele até já se apresentou no Brasil, no ano passado, nos Sesc Santana (em São Paulo) e Campinas.

Chris faz um som muito marcante, que combina elementos de folk e pop barroco com um pouco de blues, country e música "de circo", e tudo isso se encaixa de uma maneira incrível. Só que, até agora, ele não era muito bem visto pela crítica. O primeiro álbum, Music For Tourists (2007), foi mal recebido por ter letras ruins. O EP C-Sides também foi criticado por falta de coesão.

Em El Radio a coisa é bem diferente. O som está coeso e original e as letras estão melhores – embora ainda bastante sombrias. Em geral, o álbum é misto de altos e baixos emocionais, mas muitas canções tem uma temática macabra, relacionada à morte e uns assuntos esquisitos (lá pra baixo vocês vão entender). O disco mistura o triste e o alegre, o circo e o funeral, barulhinhos "fofos" com letras bizarras. Não é fácil de ouvir, mas vale a pena tentar.

Na introdução de Dirty Night Clowns dá pra perceber essa influência de música "de circo", fora a referência do próprio título (que segundo eu li fala do conto de um duende que entra fantasiado de palhaço nas casas na calada da noite para molestar criancinhas – sacou?). Essa música é daquelas que começam tímidas, com flautinha, e vão crescendo (adoro música assim).

Dirty Night Clowns


Hands On The Radio


Fireflies


*A coisa do Indieca surgiu como alternativa ao nome do blog, mas o jornalista Dafne Sampaio me desencorajou por achar que o final "eca" ia parecer que eu tinha nojo de música indie, mas é lógico que não é bem assim. O nome vem de Indie+Dica. Mais na barra da esquerda.

Um comentário:

Dafne Sampaio disse...

indieca = indica = indie + dica
hehehe
bem, melhor que vire então uma espécie de sessão... descobertas tuas e tal.
ouvi o chris garneau uma vez. achei bonito, mas não empolguei. amanhã ouço mais. beijos